terça-feira, 6 de agosto de 2013

SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL, QUANTAS PESSOAS PRECISARÃO MORRER PARA QUE OS GOVERNANTES TOMEM UMA ATITUDE?

Eu já não tenho mais palavras para mostrar a minha indignação com a saúde pública no Brasil. Pública mesmo, pois cerca de 25% dos brasileiros tem um plano de saúde privado. Para quem já leu as leis que regem o SUS seria uma sistema ideal, porém não contavam com toda a roubalheira e desvio de verbas que salvariam vidas e evitariam doenças. Posso falar com propriedade do meu Estado Alagoas, que só tem um hospital geral que não dá conta dos pacientes da capita e por falta de hospitais no interior sobrecarregam ainda mais o sofrimento de quem precisa dele. Governantes, sei que vocês não usam a saúde pública, pelo contrário se beneficiam dos melhores hospitais privados do país. Gente é preciso a sociedade se mover. Hoje pode ser um desconhecido, mas amanha pode ser você ou um familiar. As verbas são destinadas, mas não para a saúde. Existem hospitais que nem gazes tem para fazer um curativo, isso quando se consegue um atendimento após horas ou dias. Quanto tempo aguenta uma pessoa infartando? ou tendo um AVC?
E as doenças mais graves como câncer e Aids? No caso do câncer por exemplo não há tempo de fazer uma consulta e iniciar o tratamento meses depois que ó o que acontece. As pessoas estão tendo que entrar na justiça por leitos na UTI, remédio caros que elas não podem pagar e sem eles os doentes podem morrer. Estamos lidando com vidas de seres humanos, não ratos que são tratados no chão a mercê de pioras, infecções e agravo do quadro.
E as grávidas meu Deus, só o Senhor tem misericórdia delas. Elas são negadas e sofrem por horas e as vezes seus bebes morrem por não terem nascido no tempo devido. Eu não consigo saber de uma informação como essa, sem me indignar, sem protestar. Acho que o protesto que deve ir às ruas é esse: SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE JÁ!
Essa saúde pública custa muito caro aos nossos bolsos, através dos impostos que pagamos.
Aonde está a Organização Mundial de Saúde (OMS) que não dá um alerta ao Brasil diante de um quadro tão degradante e anti-vida.

Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.  Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. 
Esse é o juramento que os médicos fazem ao receber seus diplomas. Acho que muitos esqueceram o principal: O respeito pela vida desde a concepção.
Concordo que os médicos, como os professores, os policiais deveriam ganhar muito bem por seus serviços, mas sem esquecer seu juramento de salvar vidas independente de tudo.

Não precisa ser muito inteligente para saber que construir hospitais é muito mais caro que fazer parcerias com hospitais privados, como era comum no passado. A saúde privada ganha muito dinheiro, ficam com seus leitos vazios que poderiam ser ocupados pela população mais carente. Acredito que isso deveria virar lei. Haver uma cota em todos os hospitais particulares para que as pessoas parem de morrer por falta de utis, médicos e medicamentos. Reformar os postos de saúde, construir s UPAS que aqui em Maceió estão sendo construídas agora, melhorar o programa saúde da família porque nós já pagamos por tudo isso e não recebemos em investimentos os altos impostos que temos que pagar.

Nenhum comentário: