quarta-feira, 28 de agosto de 2013

APAGÃO NO NORDESTE. ATÉ QUANDO O CIDADÃO VAI FICAR COM A SENSAÇÃO DE QUE LITERALMENTE NÃO SABE O DIA DE AMANHÃ

De repente você está na sua casa em seu computador em plena tarde e se vê sem luz, até aqui nada de anormal, apesar da Presidenta dizer que estamos livres de graves apagões, não é o que eu já presenciei pelo menos 2 graves e muitos na minha cidade de passar a noite inteira sem energia. Mas daí você para e pensa vai voltar logo: Que inocência acreditar nisso! Um blecaute atingiu diversas cidades dos nove Estados do Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema ocorreu às 15h03 e o causador foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí e estão investigando agora se foi acidental ou criminoso. Gente que notícia boa a gente saber que se alguém quiser fazer uma queimada nos cafundós do Brasil, vamos ficar sem energia. Me sinto muito segura sabendo da fragilidade do nosso abastecimento de energia. AS cidades atingidas foram, Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte. Ah! só tem um detalhe a energia voltou Às 18:45.
O ONS em sua primeira nota, afirmou que estava avaliando a dimensão do apagão e não sabia o porquê ele aconteceu. Oi? Se o órgão responsável pela energia no Brasil não soube dizer uma "provável causa", quem vai saber? Quem vai nos informar?  O Papa Francisco? Gente se hoje em dia é possível prever um terremoto, um tsunami, uma chuva forte, será que os controladores de Energia não têm programas que mostrem que algo está acontecendo em tal lugar e agir antes do problema se agravar. Ok, nesse caso vamos "engolir" essa explicação da queimada, o nos preocupa ainda mais, porque que nos mostra como é frágil a nossa distribuição de energia. Por que a gente paga tão caro por um serviço ruim e ainda temos o desprazer de ficarmos sem ele do nada? Nesse caso não tinha como ser avisado eu sei, mas em outros tem e eles não agem com respeito ao consumidor informando na TV algo tipo: Dia tal, haverá probabilidade de falta de luz nas seguintes regiões. Fácil né, respeitoso com a população, mas não é o que acontece.
O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou que também acompanha, atentamente (não, ele iria declarar que não está acompanhando, dá licença), a ocorrência do corte do fornecimento de energia elétrica.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgou que a carga para a região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje. O trânsito no centro das principais cidades ficou caótico, com os sinais de trânsito apagados. Hospitais nas capitais que não contam com geradores cancelaram cirurgias de emergências até a retomada do abastecimento. Fora os pequenos mercadinhos, lanchonetes, sorveterias e todo lugar, porque a gente não vive sem energia, sem internet até as operadoras de telefonia ou não funcionaram ou funcionaram precariamente. Pense você sem celular e internet por mais de 03hs, legal né? 
Entre setembro e dezembro do ano passado, uma série de apagões do setor elétrico atingiu Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.
Indo mais além na questão "energia elétrica" acreditem existem ainda milhões de pessoas no Brasil sem energia em suas casas e para completar também não possuem água encanada. É como se o tempo parasse para essas pessoas. Ah! Em algumas cidades haverá aumento da taxa de energia. Como assim? A Presidenta não falou na TV que ia abaixar a energia Eu hein, sei lá e você?

Nenhum comentário: