quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DOR: pain, douleur, dolor, ألم - HORROR: horror, horreur, قسوة - CRUELDADE: cruelty,cruauté ,crueldad, رعب - MORTES:deaths, décès, muertes, وفيات

Tentei falar em palavras em 5 idiomas (português, inglês, francês, espanhol e árabe) o que estou sentindo agora. Como já citei em alguns artigos, sou relativista, ou seja, tento olhar as coisas, os costumes, a cultura dos outros povos com o olhar neutro de quem não tem o direito de julgar. Mas por mais sociologicamente correta que eu tente ser, não consigo deixar de me indignar com o que está acontecendo na Síria, essa imagem ao lado de crianças mortas. Tenho filhos,sou humana. Será que só eu me choco?
Após 2 anos de Guerra Civil na Síria segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) mais de 70 mil pessoas perderam suas vidas e mais de 1 milhão de pessoas estão refugiadas. De acordo com a diretora da Human Rights Watch Peggy Hicks "O que estamos vendo é o Conselho de Segurança fugindo de todas as suas responsabilidades diante da pior crise humanitária que temos no mundo atualmente, afirma e deixa claro:estamos escrevendo um capítulo nefasto da História."
Nem os maiores predadores da terra chamados "animais" por serem irracionais, não atacam seus semelhantes, muito menos, trucidam, exterminam, com graus de crueldade que foge a qualquer explicação que se queira dar.
É interessante, que quando se trata apenas de vidas humanas, a ONU não se adianta, não toma a frente, não vai a mídia, não convoca o mundo para por fim no assassinato de povo inocente de um país. Que os países mais ricos do mundo não se reúnam, não para saber o que fazer, mas para tomar uma decisão enérgica: Gente, inocentes estão morrendo por quem tem o dever de protegê-los: O Governo, o Estado deles, seja com armamento militar e agora com armas químicas. Se na Síria existisse uma "riqueza" natural cobiçada e valiosa, com certeza os EUA e seus aliados já teriam invadido, tomado conta do "País", do "povo".As pessoas estão perdendo seus valores, seus princípios e o pior: suas vidas. 
Quantas pessoas que poderiam ser mentes brilhantes, que iriam descobrir a cura de uma ou muitas doenças, ou um invento jamais visto, morreram?
Centenas de conflitos aconteceram e acontecem ao redor do mundo nesse instante. Milhões de vidas perdidas, famílias destruídas, órfãos, mutilados, desamparados e sem esperança. Algumas pessoas chegam a perguntar: Se Deus, ou uma força superior existe, porque o mal triunfa no mundo? Eu respondo, baseada na minha convicção e entendimento. Deus, ou seja lá o nome que se dê a Ele, criou e deu um mundo inteiro aos seus filhos, criou tudo que existe, mas não criou duas coisas: A Soberania e a Hierarquia. Ele criou tudo para todos. E são esses sentimentos que escravizam, humilham, diferem, preconceituam, excluem e geram ódio entre as nações. Eles são o Pai e a Mãe da Intolerância, da Guerra, do Conflito. Onde esses sentimentos existirem e ganharem força o amor, a caridade e a justiça não existirão. Pobres de nós em tempos piores que ainda virão.

Nenhum comentário: