quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A DIFERENÇA É A GRANDE DIFERENÇA SE É QUE VOCÊ ME ENTENDE!

Olá gente. Hoje resolvi postar sobre as grandes diferenças que distanciam o Brasil do mundo civilizado. Separei algumas porque "penso e logo existo" e é uma pena que no nosso país as autoridades repudiem a ideia de um país de pensadores, formadores de opinião, essas pessoas não interessam aos políticos, não são manipuláveis, são exigentes e sabem que impostos são a contribuição do povo a Nação para que esta retorne aos cidadãos em forma de serviços públicos eficientes. Mas o Brasil dos políticos não pensa assim e o Brasil dos brasileiros não sabe exigir serviços públicos de qualidade.

Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, instituição que reúne os 31 países mais ricos do mundo, revela que o Brasil investe em educação apenas um quinto do montante destinado ao setor pelos países desenvolvidos.

Segundo o estudo, a média de investimentos na Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos e Japão, por exemplo, ultrapassam os US$ 94 mil por aluno durante o ciclo do ensino fundamental. Já no Brasil o gasto médio por aluno fica em pouco mais de US$ 19 mil.

Em relação ao transporte coletivo, as diferenças também são grandes. Enquanto os países desenvolvidos onde os "salário mínimo" digamos assim, porque lá se calcula os ganhos anuais, mas em comparação com o Brasil se ganha em média 3 mil reais por mês, existe uma preocupação com relação ao aperfeiçoamento do transporte coletivo visando atender melhor aos cidadãos (sonho dos brasileiros) como nos EUA, Canadá, Austrália. O gráfico explica melhor:

Como uma imagem vale mais que mil palavras, veja essas abaixo:

Países desenvolvidos:


Alemanha

Suiça




No Brasilzão:


Em países desenvolvidos como, por exemplo, a Bélgica e principalmente a Holanda, em grandes centros urbanos, o ciclista possui direitos (sim, o ciclista tem direitos) e se faz respeitado tanto quanto os carros, sistemas de ciclovias e ciclofaixas quilométricas beneficiam o ciclista, todas as manhas milhares de ciclistas circulam pelas ruas, homens e mulheres desde executivos, estudantes e operários de todas as faixas etárias se locomovem. E isso ainda se integra com bondes, metros e ônibus com corredores (transporte público eficiente, yes, lá existe), e muitas vezes no centro das cidades, não circulam carros e nem motos, apenas pedestres e ciclistas. 

O Brasil imita tanto as coisas lá de fora, mas isso os nossos representantes políticos não fazem a menor questão de "imitar" essa preocupação, respeito com o povo, com o dinheiro público. Vale lembrar que a legislação brasileira diz que todos os veículos motorizados devem passar a 1,5m de distancia do ciclista e sempre dar a preferencial antes de fazer uma curva, porém eu e você sabemos que na pratica não funciona assim, nada funciona como deveria. 

Ciclovia nos países desenvolvidos:

 Ciclovia no Brasil:

Em alguns países como a Alemanha é possível alugar uma bicicleta gratuitamente pela internet. Enquanto no Brasil se você não tomar cuidado podem roubar a sua bicicleta. Ciclistas brasileiros não tem ciclovias contínuas por toda a cidade, disputam lugar com os carros e pedestres. Investir em transporte coletivo e alternativo é a solução para diminuir a quantidade de carros nas ruas, congestionamento, acidentes e sem falar no benefício à saúde. Mas melhoria na qualidade de vida dos brasileiros nunca será uma prioridade dos nossos governantes, autoridades que estão muito preocupados com suas próprias melhorias, se é que você me entende.

Sabe uma coisa que "funciona" no Brasil: A Urna Eletrônica, o Sistema Eleitoral totalmente informatizado. Pois é, lanço agora algumas perguntinhas que ficam como pulgas no meu pensamento: Porque países líderes em tecnologia como os EUA por exemplo, não adotaram a "nossa urna eletrônica"? Porque todos os serviços públicos oferecidos à população são ineficientes, de ruim a péssimos e apenas o serviço eleitoral é tão eficaz? Será pela eficiência ou pela "facilidade" dos resultados? Fico com a segunda opção.

Pois é gente, realmente minha tolerância é menos zero com as condições de vida que nos são impostas. Pagamos muito caro para viver no Brasil e a cada ano temos menos retorno dessa conta. Existem milhares de diferenças negativas que nos distanciam do restante do mundo desenvolvido: Somos campeões em analfabetismo, pobreza, saneamento básico que são comparáveis a índices da África, ou melhor, de países subdesenvolvidos africanos. Falta educação, saúde, segurança pública, falta e falta. Espero ansiosamente que o nosso Brasil que é feito por nós, brasileiros lutadores, guerreiros, acorde urgentemente e aprenda que somos muitos, somos 200 milhões e a nossa arma chama-se voto.

Sabe uma solução que melhoraria 1000% os serviços públicos? Uma Lei que obrigasse o político a só utilizar saúde, transporte, segurança e educação para ele e sua família até a 4ª geração públicos. Iríamos viver num país modelo para o mundo, nada mal não acha? Eu acho.




 

Nenhum comentário: