segunda-feira, 4 de novembro de 2013

OPS! FOI MAL! NÃO ERA PARA MATAR UM INOCENTE!

Olá gente. Até quando vamos presenciar, saber, ouvir falar de ações desastrosas, por parte da polícia, justiça, do poder público em geral? Eu respondo com tristeza que serão muitas vezes ainda, e o pior, muitas vidas perdidas levadas antes do tempo, famílias destruídas, sonhos roubados.

  

Esses acima são o Sargento Alexandre Rodrigues de Oliveira , 42 anos , 10 anos de carreira, amava a sua profissão. O garoto é o  Kayo da Silva Costa de apenas 8 anos, bom menino, educado, estudante, atleta de futebol, que tinha um sonho de virar jogador profissional. Em comum, apenas eram moradores do Rio de Janeiro, não se conheciam, porém graças a uma ação desastrosa da Justiça e da Polícia, morreram precocemente na mesma hora.

Não sou especialista em segurança, por isso falo apenas por conhecimento da vida, do mundo, das pessoas. Como é que o Estado leva presos perigosos para um Fórum numa zona urbana e não organiza um esquema de segurança? Por que a Força Nacional que anda desfilando seus carros em vários estados brasileiros, não estava lá? A segurança dos presos foi preservada, a tal ponto que alguns foram resgatados. E a sociedade? Aonde estava a polícia (militar, civil, qualquer uma) na hora em criminosos fortemente armados de fuzis, entraram sem dificuldade no fórum, mataram o sargento Alexandre que estava em serviço e o pequeno Kayo que ia para casa tranquilamente com sua avó após o futebol e ainda teve mais 2 cidadãos feridos gravemente.

Pois é. Graças a esse "erro" as famílias compartilharam a mesma dor e se perguntaram o porquê que aconteceu isso a eles. De quem é a culpa? Só não é dos mortos. É de todos que falharam na segurança no fórum, desde o deslocamento do presídio até o momento em que aconteceu o resgate dos bandidos. Ah! Gente e a segurança da população? Essa tragédia poderia ter matado mais pessoas, que caminhavam como Kayo e sua avó tranquilamente na rua, ou dentro do ônibus como uma vítima que foi baleada, ou nos carros e a todas as pessoas que não sabiam o que estava ocorrendo no fórum. Por que não cercaram todos os acessos ao local do julgamento, por que não fecharam a entrada do fórum com um carro blindado e colocaram centenas de policiais fazendo a segurança? Por que e Porquê?

Dai eles vão a imprensa e dizem que lamentam muito. Lamentam muito? Como assim? O simples "pedido de desculpas" é balela e chega a ser indigno, desrespeitoso às famílias. Quando um cidadão comum (e sem dinheiro) erra vai para a prisão, cumpre pena e "paga" ao Estado pelo erro que cometeu. E quando o Estado erra? Alguém já viu uma solução rápida e enérgica às famílias quando o Estado erra? Quando alguém vai preso injustamente? E quando inocentes morrem por erros da polícia? Não, o Estado faz as vitimas ou seus parentes se arrastarem em processos por vários anos e nesse período os familiares sofrem pela dor da perda, pela situação financeira quando um pai de família que sustenta mulher, filhos perde sua vida precocemente.

Um assunto leva ao outro. E o Amarildo? Já se sabe todos os detalhes sórdidos da tortura, quem participou, onde aconteceu o assassinato, mas o Estado não consegue ou não quer tirar dos Pms envolvidos aonde o corpo foi enterrado ou escondido. Infelizmente enquanto nós a sociedade, aceitarmos tudo pacificamente, sem reclamar, sem exigir nossos direitos, ficar na frente da Tv ou do computador assistindo passivamente brasileiros perderem suas vidas de forma banal, veremos mais "Alexandres, Kayos, Amarildos, Josés, Marias", morrerem covardemente.

Atenção! O vídeo abaixo mostra o momento exato que o Kayo foi morto. São cenas muito fortes.



 



Nenhum comentário: